Depoimento

Nome: Luciana resido em Campo Grande-MS, faço graduação em Produção Publicitária, numa Instituição de Ensino em Dourados-MS, no método EAD, fiz essa opção de curso pois a flexibilidade de horário que ele proporciona é muito viável. Embora não seja um curso presencial temos o suporte necessário para o entendimento, através de video-aulas, atividades, textos, além de chat com os professores. Como o curso é muito extenso em termo de conteúdo, além do suporte da faculdade, temos que exercitar o lado "auto-didata", pois a maioria das avaliações são dissertativas e presenciais(duas provas mensais), então requer uma riqueza de argumentação, e em média temos 10 (dez) atividades online ao mês. Posso dizer que além de estar aprendendo estou muito satisfeita pois o EAD nos da a oportunidade ideal para quem necessita de um curso superior.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Avaliar em Ead

As vantagens da EaD no que concerne à crescente necessidade de formação continuada são indiscutíveis. Um dos maiores desafios tanto na educação presencial como na EaD é estabelecer metodologias de avaliação que envolvam todo o processo de ensino-aprendizagem de forma sistemática, contínua e abrangente. Conforme Souza (1999), o meio mais comum de avaliação do aprendizado, a prova, geralmente, não é suficiente para atestar os conhecimentos do aluno, pois se prende a um único resultado do processo.
Segundo Canen (2001) a avaliação deve fugir do caráter classificatório e incorporar a diversidade cultural em sua proposta (perspectiva multicultural). As teorias de avaliação são igualmente aplicáveis nos contextos de ensino presencial e de ensino não presencial. A avaliação em Educação a Distância apresenta, no entanto algumas particularidades, surgem novos aspectos que devem também ser avaliados, como a logística de implementação, que envolve também avaliar os tutores, a avaliação da estratégia instrucional e a avaliação do material didático.  Avaliar em Educação a Distância envolve diversos aspectos bastante complexos e relacionados entre si, não se deve restringir apenas a aspectos cognitivos (projeto final, prova), mas englobar também aspectos comportamentais.  Avaliar e acompanhar o aprendizado do aluno envolve além das teorias pedagógicas, questões tecnológicas.
As plataformas disponibilizam ferramentas que possibilitam ao professor acompanhar o aluno durante a realização do curso, levando-se em conta as interações do aluno com o ambiente de ensino. O número de acessos e o tempo de permanência no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por exemplo, apesar de representarem, a priori, uma avaliação quantitativa, se observados sob outro ponto de vista, nos fornecem informações representativas no que concerne o interesse e a participação do aluno. A avaliação em EaD é um processo contínuo, onde aspectos como interesse, cooperação e participação nas atividades propostas são extremamente importantes.
Para Woodbine (1997), a avaliação em ambientes colaborativos tem acompanhado a tendência de avaliar não somente o produto, mas todo o conjunto. Neste contexto, é preciso definir o método de avaliação (o que será avaliado), os objetivos instrucionais (o que o aluno precisa apreender) e a melhor forma de acompanhamento desse aluno (tutoria).

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